Um ônibus da empresa Ouro e Prata, com placas de Porto Alegre, causou transtorno aos motoristas que tentavam acessar a Estrada do Perau nesta quarta-feira. O trecho é um dos caminhos alternativos que liga o município de Santa Maria a Itaara.
De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), por volta das 11h, o veículo tentava fazer a primeira curva da estrada, no sentido Santa Maria-Itaara, quando trancou sem conseguir andar nem para frente, nem para trás.
Dois guinchos auxiliaram na remoção e no deslocamento do ônibus. O trecho só foi liberado cerca de três horas depois.
Três agentes do DMT interromperam o fluxo de veículos nas proximidades da ponte do bairro Campestre do Menino Deus. Na BR-158, na altura do KM-313, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também orientava os motoristas a não acessarem à Estrada do Perau.
Segundo o supervisor do DMT, Rubson Lavratti, o motorista do ônibus alegou que não conhecia o trecho e não enxergou as placas de sinalização. A estrada não permite o tráfego de veículos pesados. O limite é para carros de até sete toneladas ou com menos 2,3 metros de altura.
O motorista foi autuado pela infração de bloquear a via com veículo, que implica em uma multa de R$ 191,54 e perda de sete pontos na carteira de habilitação.
Após ser deslocado e liberar a estrada, o veículo, com o motorista e os seis passageiros, seguiu viagem em direção a Uruguaiana, pela BR-158.